Sonhos interrompidos



Foi num domingo
Ainda de madrugada
Ao som de ritmos
Em meio a danças juvenis

Vidas foram perdidas
Sonhos interrompidos
Lágrimas liberadas
E saudades eternizadas

A diversão se tornou tragédia
O desespero se fez presente
A lua, pobrezinha
Chorou por aqueles que não conseguiram se despedir

Mães ficaram inconsoláveis
Santa Maria, inconformada
E o Brasil enlutado
Por tantos jovens perdidos em tão pouco tempo

É hora de fechar os olhos
E em meio a versos tristes
Levar o consolo e o abraço
A quem aguarda as condolências

* Por meio destes versos, o Blog Poesia Impulsiva manifesta a solidariedade aos amigos e familiares das vítimas da tragédia de Santa Maria (RS). No último domingo, mais de 200 jovens morreram durante um incêndio em uma boate da cidade. Sonhos foram interrompidos e famílias desestruturadas. O Brasil chora o acontecido e a poesia também. 

18 comentários:

  1. Parabéns pelo poema eu gostei muito , esse acontecimento foi muito triste , pois um fim nos sonhos das vitimas pegando todos de surpresa. Em um piscar de olhos o que era alegria se tornou agonia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras José. O incêndio em Santa Maria realmente foi uma tragédia e nenhuma palavra ou poesia seriam suficientes para amenizar a dor de quem perdeu um amigo, parente ou até mesmo um filho. É um momento cruel para todos nós que direta ou indiretamente nos envolvemos com o fato. Sonhos foram interrompidos e isso é triste demais :( Espero que continue a visitar o Blog.

      Excluir
  2. É um poema que nos convida a uma reflexão profunda. São versos para serem guardados, não no fundo da gaveta, mas acessíveis para todos os momentos, servindo de alerta e, chamando a atenção, para que acontecimentos trágicos como esse, não se repitam. E você, Fernanda, foi muito feliz nos seus vinte versos de verdade e sentimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adamar pelo posicionamento. É até difícil encontrar palavras em momentos como esse. Mais de 230 jovens morreram naquele domingo e um pedacinho de nós também. Este é um momento de reflexão para que fatos como esse jamais se repitam. Volte sempre ao Poesia Impulsiva.

      Excluir
  3. Parabéns pelo poema, Lindo! Fantástico! é uma dor terrível. um fato muito triste ...

    (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. É uma dor que palavra alguma é capaz de expressar. Quando pensei em criar uma poesia para falar dessa tragédia os versos me faltaram e estrofes ficaram tímidas demais. Que bom que gostou dessas singelas palavras. Espero que retorne ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Olá, Fernanda!Nasci e moro aqui no Rio Grande do Sul, e até tenho um tio que mora em Santa Maria. O Rio Grande tem sido castigado pelo destino nos últimos anos, com tragédias como esta. Em 2007, foi um avião da Tam, que saiu de Porto Alegre e caiu em Congonhas. Foi uma tragédia semelhante, que nos comoveu muito, embora o número de vítimas não tenha sido tão grande. Mas a dor de uma tragédia não se mede pelo número de vítimas. Quando, em uma sala do Aeroporto Salgado Filho, um funcionário leu a lista das vítimas, um repórter fez um relato comovente do pranto que se fez ouvir de dentro da sala. Na madrugada do último domingo, enquanto uma emissora cobria os fatos da tragédia de Santa Maria, uma jornalista relembrou que, em 1998, se não me engano, ela havia ido a Alegrete, como repórter, para cobrir uma outra tragédia, em que morreram crianças de uma creche, quando esta sofreu um incêndio. A jornalista lembrou que, ao encontrarem os corpos carbonizados das crianças, eles estavam todos em um canto da sala, abraçados.Tragédias são acontecimentos que nunca poderemos assimilar. O ser humano é fraco demais para aceitar a morte, e muito mais para digerir tragédias. Seu poema é comovente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio, obrigada pela visita e pelas palavras. Imagino o quanto vocês sofreram e sofrem com fatos como os que você citou acima. Com essas palavras tive a intenção de levar um pouco de solidariedade a quem tanto precisa. A vontade era de abraçar cada pai, cada mãe, cada amigo e parentes das vítimas. Dizer palavras doces ou até mesmo dar o ombro para que eles pudessem chorar suas perdas. Infelizmente, eu não pude ir até Santa Maria, mas espero sinceramente que minha poesia chegue até lá. Espero que retorne ao Blog mais vezes.

      Excluir
  5. Lindo poema, realmente ficará marcado para sempre, muitas coisas acontecem na vida da gente, mas tragédias ficam marcadas e o sofrimento é transmitido até para quem nem é parente, amigo, conhecido, não mora na cidade ou mora em outros países, impossível de se conformar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. A tragédia nos envolve de uma forma que é até difícil descrever. Volte sempre ao Blog.

      Excluir
  6. Essas foram as melhores palavras que li ate agora sobre esse trágico acontecimento! Muito melhor do que autores tentando julgar o que não viu de perto! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eurico, fico honrada com essas palavras. É difícil descrever uma tragédia e os versos fogem quando o assunto é tão doloroso. Volte sempre ao blog.

      Excluir
  7. Olá, Fernanda
    Também eu, estou solidário com a tragédia que atingiu o país irmão. O que se torna mais doloroso foram as perdas das vidas na sua maioria jovens. Toda a vida que se perde é uma perda para a humanidade, mas quando se tem tanto para viver, a dor é muito maior, isto é, se a dor se pode medir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Jorge. Nesse momento a solidariedade é muito bem vinda. É difícil aceitar que tantos jovens se foram de uma maneira tão cruel. Obrigada pela visita e pelas palavras. Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir
  8. Parabéns pelo poema, e que Deus possa dar conforto a essas famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria. Deus é grande e irá confortar os familiares, parentes e amigos das vítimas.

      Excluir
  9. Ola Fernanda,passando pra uma visitinha. lindo o poema, só Deus saberá dar o conforto que cada está precisando no momento. não é fácil, porém, a vida segue seu curso. seguindo vc aqui. amei o blog, parabéns!!!!linda noite. bjs

    aguardo sua visitinha no meu blog ok.

    ResponderExcluir
  10. http://100viagensnoolhar.blogspot.com/2013/01/santa-maria-coracao-em-chamas.html

    ResponderExcluir

Como foi maravilhoso receber você aqui no "Poesia Impulsiva". Fique a vontade para comentar e até mesmo voltar quantas vezes quiser.

Leia antes de fazer seu comentário:

* Os comentários do Blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com assuntos do post;

* Podem comentar no blog qualquer pessoa devidamente identificada;

* Palavras ofensivas não serão aceitas e consequentemente removidas;

* Os comentários não refletem a opinião da autora.